

Educação Infantil - Creche
O que é o projeto Primeira Infância
É uma parceria do Lar Anália Franco com a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí.
Público Alvo?
Atende 125 crianças na faixa etária de um a três anos, de ambos os sexos, em período integral, com acompanhamento social e educacional, o qual também, se estende às famílias. O objetivo é desenvolver e estimular, por meio de diferentes estratégias, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor dos atendidos.
Concepção de Criança
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivência, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Como está estruturado?
Carga horaria: 8 horas por dia, de segunda à sexta-feira.
Proposta pedagógicas: Pautada nos eixos estruturantes: Interações e Brincadeira
É oferecido: Café da manhã, almoço, colação e lanche da tarde.
Objetivo específico:
Desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, afetivo, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Por que investir nesse projeto?
Investir na primeira infância é a melhor maneira de reduzir as desigualdades e construir uma sociedade com melhores condições sociais.

Portfólio

Atividades
“Elementos da Natureza”
Confeccionamos uma tinta caseira com colorau e pincéis feito com os elementos da natureza encontrados pelas crianças no pomar! Depois as criança puderam pintar livremente com os materiais confeccionados por elas mesmas! Uma atividade de exploração, investigação e criatividade!

A exploração de diferentes texturas é de extrema importância na Educação Infantil, visto que aflora a imaginação e a criatividade. Além de estimular a coordenação motora e a curiosidade natural da criança. Proporcionando momentos de diversão e interação com os colegas.

A contação de história na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento; além de propagar a cultura literária.

” A pintura na Educação Infantil além da possibilidade de se comunicar, estimula a criatividade e a sensibilidade, aumentando a capacidade de concentração e expressão das crianças”.

Despertar nas crianças, o prazer em ouvir histórias através de meios divertidos e atraentes de contá-las, estabelecendo a ligação entre aquilo que é real do imaginário. A história escolhida foi “Bem lá no alto” contada utilizando recursos diferenciados.

“Brincar na natureza é proporcionar para as crianças a possibilidade de livremente abrir espaço para a criatividade, a imaginação, para a expressão individual.
E de forma investigativa e lúdica muitas aprendizagens podem acontecer de forma natural: partindo da busca por elementos da natureza e brincando com tantas possibilidades.”

Grupo 3C “Quando a imaginação da criança encontra a natureza, ela se potencializa e se torna imaginação criadora. A natureza tem a força necessária para despertar um caminho simbólico criador na criança.” Gandhy Piorski
